Olho Nu

Ícone da história da música brasileira e performer único em seu tempo, o cantor Ney Matogrosso tem vida e obra contadas no filme “Olho Nu”.

Realizado por Joel Pizzini em parceria com Paloma Rocha e com o Canal Brasil, o filme é um retrato de uma carreira
marcada pela irreverência, pela  força estética e, sobretudo, por uma retórica coerente. Com uma narrativa inquieta e não linear, “Olho Nu” se conecta em perfeita sintonia com a carreira do cantor.

Nos primeiros minutos, o espectador se depara com imagens raras e intimistas de Ney no camarim, em frente ao espelho, se preparando para assumir aquela persona magnética e extravagante que subia ao palco à frente dos Secos & Molhados, no início dos anos 70. Um riquíssimo acervo pessoal, que o próprio Ney guardou instintivamente ao longo de décadas, foi o ponto departida para “Olho Nu”.

Depois de debruçar-se sobre esse vasto material, o diretor filmou durante os três anos em que acompanhou Ney, durante a turnê do disco “Inclassificáveis” e em sua terra natal: Mato Grosso do Sul. As imagens que evocam sua cena de origem cruzam o filme tanto de maneira solene como estilizada, sempre num viés atemporal, como mote narrativo de um personagem que se reinventa na procura de sua fonte de expressão.

“Olho Nu” será lançado no dia 15 de maio nos cinemas pela Vitrine Filmes. A pré-estreia, na mesma data, acontecerá no Odeon, no Rio de Janeiro, com a presença do cantor Ney Matogrosso e do diretor Joel Pizzini.

Leia a crítica do jornalista Celso Sabadin.

One thought on “Olho Nu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.