Bernardes

O longa Bernardes, um dos selecionados para Mostra Competitiva do 19º Festival É Tudo Verdade, realizado em maio, chega em 19 de junho aos cinemas de seis capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

O documentário revela a polêmica e arrebatadora vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta, inventor e, sobretudo, humanista incompreendido pelo seu tempo. Um homem singular, de personalidade afiada, apaixonante e tão inventiva e questionadora quanto bem humorada.

O projeto nasceu da busca pessoal pela história avô do neto e também arquiteto renomado Thiago Bernardes, que acaba de ganhar o A+Awards do Archtizer, uma das importantes premiações mundiais da profissão, com o projeto do Museu de Arte do Rio – MAR. É ele quem assina o argumento do filme, que tem direção de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, e vai à frente das câmeras entrevistar pessoas que conviveram com Sergio e visitar suas obras.

Grande nome da segunda geração da arquitetura moderna brasileira, desde seus primeiros trabalhos, Sérgio já prenunciava um talento incomum, consolidado por uma estética própria e inovadora, o que incluía criar elementos construtivos até então inexistentes para atender à sua criatividade, que depois seriam utilizados em larga escala no mercado.

Mais requisitado arquiteto residencial no Rio de Janeiro dos anos 50 e 60, tinha soluções construtivas e espaciais inovadoras como sua marca registrada. Como na casa em que Lota Macedo viveu com Elizabeth Bishop, incensada por marcar o uso, até então inédito, de estruturas metálicas. Na impossibilidade de adquirir o material, fabricou-o ele mesmo com sua equipe, dobrando vergalhões de aço para conseguir o efeito desejado.

A viagem no tempo realizada por Thiago vai muito além da importância da obra arquitetônica do avô, revelando que o talento original de Sérgio Bernardes só é comparável à sua dimensão humana. O talento como arquiteto esteve a serviço de algo maior, suas propostas humanísticas.

Através de visitas aos principais projetos, da descoberta do vasto material iconográfico e de arquivo documental e audiovisual, com suporte do Projeto Memória, e encontros com pessoas que conviveram com o arquiteto ou que por ele foram influenciadas, Thiago monta as peças de um instigante quebra-cabeça, onde são levantadas questões que  passam pelo desaparecimento de seu nome dos currículos das faculdades de arquitetura e do rompimento com os status quo ao deixar o casamento de 25 anos, com uma contundente carta à família, e mudar-se para os EUA para encontrar Buckminster Fuller, visionário da arquitetura mundial, em busca de novas possibilidades tecnológicas.

Na volta, dedicou-se às suas propostas de mudanças na sociedade a partir de soluções arquitetônicas e urbanísticas para as cidades, seja no LIC – Laboratório de Investigações Conceituais – instituto criado por ele em, 1979 , ou em cargos públicos. Aos 82 anos, quando faleceu, ainda se mantinha produtivo e fiel às ideias que hoje, em pleno caos urbano e social do século XXI, mostram-se cada vez mais relevantes.

O filme conta ainda com algo raro no país: a possibilidade de exploração de um vasto e rico material documental e iconográfico que o acervo do arquiteto reúne em 22.500 plantas, inúmeros croquis, textos, teses e poesias e mais de 8 mil fotografias. Mantido intacto desde sua morte, estão registrados ali os mais de 65 anos de produção intelectual que evidenciam o espírito inovador de um homem que veio ao mundo para propor-lhe novas possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.