Como Escrever Séries

As séries de TV dramáticas alcançaram na última década um novo patamar de prestígio e importância até então inédita na trajetória da televisão. Com o nível de qualidade de roteiro e de produção altíssimo, os seriados de TV são hoje, em termos de narrativa, o que o romance foi para o século 19 e o cinema, para o século 20. Tanto que o escritor Brett Martin (Homens Difíceis) chama esse momento de a “Terceira Era de Ouro da Televisão”.

A partir de exemplos de mais de 60 séries de sucesso, entre elas Breaking BadFamília SopranoHomelandHouse of Cards e Scandal, a escritora e roteirista Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues, explora os alicerces do que é um bom roteiro, demonstrando por meio de engenharia reversa os detalhes de sua construção.

Com uma linguagem clara, rica pesquisa e análise minuciosa, Como Escrever Séries – Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV fornece as ferramentas necessárias aos roteiristas iniciantes para uma investida de qualidade no universo da série de drama e apresenta um mapeamento de storylines e da criação de mundos e de personagens. Segundo a autora, o roteiro de série dramática é o mais difícil de se escrever, porque é a escrita que mais depende do domínio técnico. E tanto imaginação quanto criatividade nem sempre substituem o conhecimento de tal domínio.

No livro, Sonia ressalta também a importância e o recente crescimento do Brasil dentro desse circuito, que foi aquecido depois da Lei da TV por Assinatura.

Mas Como Escrever Séries não se restringe apenas aos profissionais da área. Tem o intuito de ser referência também para os fãs de séries em geral, que, além de poder conhecer mais sobre como seus programas favoritos são feitos, poderão identificar os paralelos traçados entre todos eles.

Sobre a autora: Sonia Rodrigues é escritora, roteirista e doutora em literatura. Publicou 28 livros de ficção e escreveu roteiros de documentário, telenovela e cinema. É criadora da plataforma online www.almanaquedarede.com.br, na qual 15 mil jovens já participaram para aprender a escrever com fluência e criatividade, e também do portal www.nelsonrodrigues.com.br. Ministra oficinas de séries para TV e dá aula de roteiro na pós-graduação da Universidade Veiga Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).

Como Escrever Séries – Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV
Autora: Sonia Rodrigues
Editora: Aleph
Páginas: 240
Preço: R$ 39,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.