Mostra apresenta universo surrealista

Em cartaz de 23 de julho a 11 de agosto, a mostra “Surrealismo e Vanguarda” traz ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro mais de 50 títulos, entre curtas e longas-metragens, ao lado da exposição de Salvador Dalí, se aprofundando no movimento surrealista.

A exposição de 150 obras do pintor catalão já é um sucesso de público e, agora, seu universo poderá ser desvendado também no campo cinematográfico, na maior retrospectiva de filmes surrealistas e de vanguarda já realizada na cidade. A mostra traz, entre outros destaques, Um Cão Andaluz (1928), com roteiro de Dalí e Luis Buñuel.

No total, serão três semanas de exibição que pretendem mostrar a vanguarda histórica surrealista no cinema, como também sua influência em filmes avant-garde e experimentais após a Segunda Guerra Mundial.

Entre os filmes do período do surrealismo (1920 a 1930) estão em cartaz obras como Entr’acte (1924), colaboração entre René Clair e Francis Picabia; Le Coquille et le Clergymen (1927), de Germaine Dulac; Le Retour à la Raison (1923), Le Etoile de Mer (1928) e Les Chutes des Mystères du Chatêau do Dé (1929), de Man Ray; Anemic Cinema (1925), de Marcel Duchamp; com todos filmes presentes na mostra, além de A Idade de Ouro (1930), de Buñuel.

No entanto, a influência atravessou gerações e continentes, e isso também é contemplado nesta mostra com a exibição de filmes como Meshes of Afternoon (1943), At Land (1944) e Ritual in Transfigured Time (1946), de Maya Deren, e nos curtas-metragens experimentais de Joseph Cornell (Rose Hobart), James Broughton (The Bed, The Cage) e Sidney Peterson (The Petrified Dog, The Potted Psalm).

Durante a mostra, no dia 8 de agosto, acontecerá um debate com os críticos de cinema Luiz Fernando Gallego e Cristiana Miranda.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site http://culturabancodobrasil.com.br/portal/surrealismo-e-vanguardas.

 

Mostra Surrealismo e Vanguarda
Data:
de 23 de julho a 11 de agosto | de quarta a segunda (exceto as terças), entre 14h e 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Ingresso: R$ 4 (meia-entrada R$ 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.