Canal Brasil estreia programa para discutir o cinema brasileiro

O Canal Brasil estreia, dia 24 de agosto, uma série de discussões a respeito da atual produção cinematográfica nacional, apresentada pelo diretor Cacá Diegues. Sempre aos domingos, às 21h, com dez edições de vinte minutos, “Material Bruto” foca na retomada da sétima arte brasileira, quando as leis de incentivo voltaram a fomentar os processos culturais no país, reativando essa indústria e ampliando as possibilidades artísticas.

Grandes nomes participam da atração através de depoimentos: Walter Salles, Hector Babenco, Breno Silveira, Miguel Faria Jr., Fernando Meirelles, Beto Brant, Laís Bodanzky, Walter Carvalho, Roberto Santucci, Luiz Carlos Barreto, entre outros. Todos os profissionais expressam suas opiniões e relembram histórias vividas nos bastidores, no convívio atrás das câmeras.

Na estreia, os profissionais discorrem sobre a importância do período de retomada e as dificuldades enfrentadas. O episódio apresenta os caminhos percorridos a partir do longa-metragem “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995), considerado o marco inicial dessa nova fase e mentalidade do cinema nacional. Outros longas importantes também são discutidos, como “Baile Perfumado” (1996), “Pequeno Dicionário Amoroso” (1996) e “Bicho de 7 Cabeças” (2001).

Ainda durante a série serão discutidos temas como a dialética entre cinema e televisão, os pontos que diferem o que é comercial e o que é artístico, além da incursão pela cultura da periferia através de histórias como “Central do Brasil” (1999), “Cidade de Deus” (2002) e “Tropa de Elite” (2007).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.