Festival de Curtas de São Paulo traz programa especial com curtas de Joel Pizzini

O 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece até 31 de agosto, apresenta a “Prospectiva Joel Pizzini”, um programa especial com curtas do diretor e documentarista. Foram selecionados cinco filmes, incluindo o primeiro curta de Pizzini, “Caramujo-Flor”, uma ficção experimental de 1988 que recria o universo poético de Manoel de Barros e tem a participação de Ney Matogrosso e Rubens Correa, até o seu mais novo curta, “Mar de Fogo”.

Durante o Festival, o diretor carioca também lança a coletânea de seus curtas em DVD e o livro “Cinema de Poesia”, com artigos reflexivos sobre seus filmes. O evento será no dia 27 de agosto, quarta-feira, às 18h30, no MIS – Museu da Imagem e do Som, seguido da exibição de seus curtas.

Além da sessão no MIS, o programa será apresentado ainda nos dias 28 de agosto, no Cine Olido, e no dia 29, no Centro Cultural São Paulo. Confira abaixo a programação:

PROGRAMA ESPECIAL “PROSPECTIVA JOEL PIZZINI”

Dia 27-08 – 18h30 – Museu da Imagem e do Som
O diretor Joel Pizzini lança sua coletânea de curtas em DVD e o livro “Cinema de Poesia”.

Dia 27-08 – 19h – Museu da Imagem e do Som
Dia 28-08 – 19h – Cine Olido
Dia 29-08 – 17h – Centro Cultural São Paulo
Caramujo-Flor
Joel Pizzini. Brasil (MS). 21’. cor. fic. 1988
Ficção experimental que recria o universo poético de Manoel de Barros através das personas: Cabeludinho (Ney Matogrosso) e Andarilho (Rubens Correa), que atravessam duas paisagens de sua obra: o pantanal e o mar.

Mar de Fogo/ Sea of Fire
Joel Pizzini. Brasil (RJ) .5’ . cor . exp . 2014
Um filme-ensaio experimental sobre as pulsões inventivas de Mário Peixoto, autor de Limite (1930), um clássico do cinema mudo. O filme recria livremente a visão do cineasta, ao conceber sua obra-prima, evocando ainda uma sequência delirante de seu futuro filme.

Elogio da Graça
Joel Pizzini . Brasil (MT). 25’ . cor/pb . doc . 2011
Filme-ensaio narrado do ponto de vista de Maria da Graça Sucksdorff, que recria sua aventura no Pantanal, ao lado do seu companheiro, o consagrado cineasta e naturalista sueco Arne Sucksdorff (1917-2001). O filme revela o cotidiano do casal no acampamento e a luta pioneira contra a devastação da natureza.

Dormente
Joel Pizzini . Brasil (SP) .15’ . cor . exp . 2005
Um filme-ensaio que versa sobre os espaços de passagem, elegendo a estação de trem e a ferrovia como ambientes emblemáticos desse fenômeno contemporâneo, tão certeiramente denominado de “não-lugar” por Marc Augé.

Enigma de Um Dia
Joel Pizzini . Brasil . 17’ .cor . fic . 1996
Um funcionário de museu – o vigia – motivado pelo quadro homônimo de Giorgio de Chirico, é introduzido, através do cotidiano, no universo metafísico do pintor italiano. O filme se passa no instante em que o vigia vê e é visto pelo quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.