Mostra realiza debates sobre filmes latino-americanos

O Ciclo de Debates sobre Filmes Latino-americanos trará doze encontros, entre 21 e 30 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, sendo cada um deles dedicado a um filme, que será exibido e posteriormente comentado e debatido com a participação de um convidado. Durante os encontros serão abordadas as vertentes clássica, moderna e contemporânea do cinema latino-americano em um trajeto permeado pelas teorias e projetos revolucionários desenvolvidos por cineastas latino-americanos.

Os debates são autônomos, por tratarem de filmes com temáticas diferentes, mas dialogam entre si através da contextualização teórico e crítica das noções políticas e estéticas imbricadas na configuração do Cinema da América Latina. A partir destas referências teóricas serão discutidas as representações latino-americanas, presentes nos filmes apresentados, e historicamente construídas neste cinema.

Todos os debates serão mediados por Daniela Gillone, professora e pesquisadora de cinema com pós-doutorado pela ECA-USP, que também ministrou cursos de cinema latino-americano no MIS e no Memorial da América Latina.

Confira a programação do evento:

Dia 21/08

16h – Tangos, o Exílio de Gardel (Fernando Solanas, Argentina, França, 119min.,1985)
Paris, década de 1970. A cidade é o cenário do filme e espaço de vivência de um grupo de argentinos exilados que organizam uma peça teatral, homônima do filme, sobre um tema que faz parte de suas vidas: a ditadura na Argentina.

Debate com Ana Laura Lusnich – Profa. Dra. da Universidade de Buenos Aires e Investigadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas.

19h – Rocha que Voa (Eryk Rocha, Brasil, 94 min., 2002)
Considerado por Carlos Alberto Mattos como um ensaio poético-político, o documentário trata de um momento pouco conhecido
da vida do líder do movimento Cinema Novo, Glauber Rocha, em seu exílio em Cuba entre 1971e 1972.

Debate com Eryk Rocha – Cineasta

Dia 22/08

16h – Actas de Marusia (Miguel Littín, México, 110min., 1976)
Chile, agosto de 1907. Mineiros de Marusia, uma província chilena, entram em greve contra as péssimas condições de trabalho. A história, apesar de ambientada no começo do século XX, coteja com o momento da ditadura militar no Chile.

Debate com Afrânio Catani – Professor na Faculdade de Educação da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

19h – Whisky (Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, Uruguai, 99 min. 2004).
Filme marcado pelas sutilezas. Poucas falas e uma câmera fixa. A obra uruguaia trata da história de Jacobo, um homem de 60 anos e dono de uma pequena fábrica de meias. Marta, supervisora de sua fábrica, finge ser sua esposa em prol de uma disputa entre irmãos.

Debate com Ilana Feldman – Pesquisadora, crítica e realizadora. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Dia 23/08

16h – Las Banderas del Amanecer (Jorge Sanjinés, Beatriz Palacios, Bolívia/Equador, 76min., 1982)
O documentário apresenta uma Bolívia marcada pelas tentativas de golpe de Estado, grandes mobilizações campesinas, estudantis e trabalhistas. Entre ficção e documentário, o filme desenvolve questionamentos a partir de entrevistas com a população.

Debate com Yanet Aguilera – Profa. Dra. do curso de História da Arte da Unifesp. Coordena o Grupo de estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas.

19h – Memórias do Subdesenvolvimento (Tomas Gutiérrez Alea, Cuba, 97min.,1968)
Sérgio é um homem de 38 anos pertencente à classe média e que vive o contexto da Revolução Cubana. O personagem busca compreender os rumos que o país está tomando. Desta maneira o filme se transforma numa crítica de seu tempo.

Debate com Mariana Villaça – Profa. Dra de História da América na Unifesp. Autora de Cinema Cubano: revolução e política cultural (Alameda, 2010).

Dia 28/08

16h – São Paulo Sociedade Anônima (Luis Sérgio Person, Brasil, 11min., 1965)
Inserido em um contexto importante da história do cinema brasileiro, o filme aborda o espaço urbano e o homem da cidade como temas centrais. Traça a trajetória de Carlos, um jovem da classe média paulistana em plena década desenvolvimentista do país.

Debate com Sérgio Alpendre – Crítico colaborador da Folha de S.Paulo desde 2008. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium.

19h – Soy Cuba, o Mamute Siberiano (Vicente Ferraz, Brasil, 90 min. 2005)
Na década de 1960, o diretor soviético Mikhail Kalatozov e sua equipe estiveram em Cuba para realizar um filme sobre a Revolução Cubana. A produção e recuperação deste filme é contada por este documentário que constrói parte da história do cinema.

Debate com Rubens Machado Jr. – Pesquisador, crítico e Prof. Dr. de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Dia 29/08

16h – Cobrador (Paul Leduc, Argentina/Brasil/Espanha/México/Reino Unido, 96min., 2004)
Baseado na obra homônimade Rubem Fonseca, o filme trata de várias histórias de violência que se cruzam a partir de um personagem que se transforma em um matador para se vingar da sociedade. O longa-metragem propõe uma crítica ao mundo globalizado.

Debate com Sérgio Rizzo – Jornalista, pesquisador e professor na pós-graduação da FAAP e da PUC-SP, no MIS e na Academia Internacional de Cinema.

19h – De Jueves a Domingo (Dominga Sotomayor, Chile/Holanda, 96min., 2012)
Entre os dias de quinta-feira e domingo, um casal e seus dois filhos viajam de Santiago até o Norte do Chile para uma visita familiar. Na estrada, os problemas de um casamento em crise passam a fazer parte do trajeto.

Debate com Cléber Eduardo Prof. do curso de Audiovisual do Centro Universitário Senac, e curador da Mostra de Cinema de
Tiradentes desde 2007.

Dia 30/08

16h – Pelo Malo (Mariana Rondón, Venezuela, 93min., 2012)
Em um cortiço localizado em Caracas, vive Júnior, um garoto de nove anos que luta para alisar seu cabelo encaracolado. Seu intuito é parecer-se com um cantor de sucesso. Mais que a história de um garoto, a trama toca em temas polêmicos como o machismo e o racismo.

Debate com Cecília Mello – Profa. Dra. de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisadora FAPESP na Unifesp.

19h – Entre Vales (Philippe Barcinski, Brasil, 90min., 2012)
Vicente é um economista que realiza análises de aterros sanitários. Vive com sua esposa Marina e seu filho Caio. O casamento está em declínio e suas motivações consistem na companhia do garoto e em uma nova proposta de um aterro. Um acidente com seu filho muda o rumo de sua vida.

Debate com Philippe Barcinski – Diretor, roteirista, produtor e professor. Dirigiu os filmes Entre vales (2012), Não por Acaso (2001), entre outros trabalhos.

 

Mostra e Ciclo de Debates sobre Filmes Latino-americanos
Data: 21, 22, 23 – 28, 29 e 30 de agosto – Sessões seguidas de debates às 16h e às 19h
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita – Fundação Memorial da América Latina
Entrada gratuita
www.cinedebate.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.