Vinte Mil Léguas Submarinas

Publicado em 1870, Vinte Mil Léguas Submarinas é uma das obras de aventura quintessenciais da literatura ocidental. Mais do que isso, o francês Jules Verne ajudou a estabelecer um tipo de romance que, sem abrir mão por um segundo da mais eletrizante carga de entretenimento, apresentava e discutia as principais questões que norteavam o conhecimento científico de seu tempo. E ia além, perscrutando o futuro.

A aventura começa quando Dr. Pierre Arronax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico. Durante o confronto, Arronax, seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land são lançados ao mar, para serem subsequentemente resgatados pelo submarino do capitão Nemo, o Nautilus.

Narrado por Arronax, o livro é um vasto passeio pelos oceanos do mundo e suas maravilhas submarinas, descritas em detalhes por Verne. Não é apenas a tecnologia que o interessa, mas também a fauna e a geografia marítimas, tudo reforçado em seu maravilhamento da imaginação — como no episódio da luta da tripulação do Nautilus contra uma lula gigante. Episódios de um romance que tem encantado gerações de leitores de todo o mundo há mais de um século.

A história ganhou diversas adaptações para o cinema, desde 1905 a 2002, entre curtas, longas-metragens e animações, sendo a mais conhecida a produção americana dirigida por Richard Fleischer, em 1954, com Kirk Douglas no papel principal.

Sobre o autor: Jules Verne (1828-1905) começou em 1860 a escrever histórias que, coletadas, ficaram conhecidas como Voyages Extraordinaires. Gozando de grande fama e prestígio, foi um pioneiro da ficção científica em livros como A Volta ao Mundo em Oitenta Dias e A Viagem ao Centro da Terra, marcando gerações de leitores, escritores e até mesmo cientistas.

Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor: Jules Verne
Tradução: Júlia da Rosa Simões
Editora: Penguin / Companhia das Letras
Páginas: 512
Preço: 34,50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.