Cinema ou Sardinha – Vivas, Bem Vivas

O cubano Guillermo Cabrera Infante nunca teve dúvidas quando sua mãe lhe perguntava na infância se preferia ir ao cinema ou comer sardinha. A fome pelos filmes sempre falou mais alto e o levou a se tornar escritor, roteirista e crítico de cinema. Toda a paixão de Cabrera pela sétima arte pode ser conferida no segundo volume de Cinema ou Sardinha, que será lançado em breve pela Gryphus com o subtítulo Vivas, Bem Vivas.

Dando continuidade à primeira parte, editada também pela Gryphus em 2013, a obra é uma aula sobre o universo cinematográfico. O autor transportou para o papel suas reflexões originais sobre o cinema, num processo, na maior parte das vezes, inverso ao que costuma acontecer: o cinema inspirando a literatura.

Nas páginas da coletânea, está reunido o melhor de Cabrera Infante – um memorialista e cinéfilo, capaz de misturar vida e ficção com um olhar sempre irônico; de alguém que não concebe um mundo sem cinema. Em capítulos curtos traduzidos por Gilson B. Soares, o autor lembra com bom humor, às vezes mordaz, dos principais ícones do cinema, reunindo histórias memoráveis de nomes como James Mason, William Holden, Hitchcock, Cary Grant, Orson Wells, Fellini e Charles Chaplin, tanto dentro quanto fora das telas.

As divas do cinema também ganham destaque no livro. Histórias como o falso passaporte de Gloria Grahame, que escondia a verdadeira idade, passando por capítulos sobre Ava Gardner, Rita Hayworth, e Marilyn Monroe, até chegar à geração de louras dos anos 80, com nomes como Melanie Griffith e Sharon Stone.

Sobre o autor: Guillermo Cabrera Infante nasceu em Cuba em 1929 e faleceu em Londres em 2005. Foi escritor, roteirista, crítico de cinema.  Em 1960, escreveu seu primeiro livro, Así en la Paz como en la Guerra. Mais adiante, após ganhar em 1964 o prêmio Biblioteca Breve com Três Tristes Tigres, decide fixar residência na Europa, afastando-se do regime castrista. Ganhou em 1997 o prestigioso prêmio Miguel de Cervantes.

Cinema ou Sardinha – Vivas, Bem Vivas
Autor:
Guillermo Cabrera Infante
Tradução: Gilson B. Soares
Editora: Gryphus
Páginas: 124
Preço: R$ 34,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.