Com o Brasil como país convidado, o Talents Buenos Aires abre inscrições

Estão abertas até o dia 15 de dezembro as inscrições para o Talents Buenos Aires, por meio do site www.talentsba.ucine.edu.ar. O evento a ser realizado de 17 a 21 de abril de 2015, na Universidad del Cine da capital argentina, tem a proposta de descobrir e aprofundar as novas tendências do cinema contemporâneo desde uma perspectiva teórica e prática. Entre workshops, masterclasses e exibições de filmes, conecta cineastas veteranos e jovens profissionais da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil que, sendo o país convidado, ganha uma seção especial para destacar a produção local. Os selecionados também podem participar do Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI), que acontece entre os dias 10 e 21 de abril na mesma cidade.

Desde 2005, o Talents Buenos Aires é a plataforma sul-americana para o tradicional Festival internacional de Cinema de Berlim também conhecido como Berlinale, que se realiza anualmente na Alemanha desde 1951 e é considerado o maior festival de cinema do mundo, perdendo somente para o de Cannes.

Comemorando a sua décima edição, neste ano o tema do evento é Volver al futuro e se centra tanto na produção realizada durante esta década quanto nas novas produções, dando, ainda, a oportunidade aos participantes de trabalhar em seus próprios projetos com especialistas e complementarem a sua experiência no BAFICI. O objetivo é refletir sobre a produção sul-americana e do restante do mundo nesta década, se centrando nos jovens cineastas que deram os seus primeiros passos na indústria cinematográfica nas edições anteriores do Talents, criando ali o seu futuro para se tornar cineastas no presente.

Pela primeira vez, Talents BA, abre as inscrições para atores e atrizes que, além de ter acesso a um programa de formação teórica, contarão com treinamento prático. Os selecionados neste segmento se juntarão aos diretores, roteiristas, fotógrafos, produtores, montadores, críticos, jornalistas e técnicos de som também contemplados.

Além de preencher a ficha de inscrição, para participar, os candidatos diretores, roteiristas, diretores de fotografia, produtores, operadores de som, atores e atrizes ou montadores devem apresentar um vídeo de um minuto de duração. Os vídeos podem ser realizados especificamente para o Talents BA, ou ser montados com fragmentos de produções anteriores. A exceção são os críticos, os quais devem enviar cópias de críticas que tenham publicado em meios de comunicação conhecidos. É necessário ter fluência em espanhol. Com exceção destes, somente serão aceitos candidatos que tenham realizado pelo menos algum curta-metragem selecionado em festivais internacionais, que tenham dirigido algum longa-metragem ou que, sendo alunos de cinema, estejam em nível avançado.

Os inscritos serão selecionados a critério exclusivo do Talents BA e serão informados por email e pelo site oficial do evento no dia 1º de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.