Faroeste, cerrado e urubus

Pouco explorado no cinema brasileiro, o gênero faroeste ganha um representante lúdico com o curta em animação “Faroeste: um Autêntico Western” (2013), de Wesley Rodrigues. O filme conta a história do urubu Maverick, que vê sua família ser assassinada a sangue frio ao nascer, e cresce para se tornar o líder de uma gangue anárquica que espalha violência e medo pelo cerrado. “Sempre gostei de faroeste, mas acho que existem poucas animações feitas como um western. Me inspirei bastante nos personagens Coiote e Papa-Léguas – que para mim é um western – e resolvi fazer minha própria versão do que seria um western em animação”, conta Wesley, que se utilizou de pintura em papel e de animação em 2D digital para criar seu filme.

Premiado em festivais como Anima Mundi, Brasília, FAM, entre outros, “Faroeste: um Autêntico Western” custou R$ 30 mil, ganho em edital de incentivo da prefeitura de Goiânia. Wesley é ilustrador e animador profissional. A ideia de fazer o curta veio durante o trabalho em “Até que a Sbornia nos Separe” (2013), de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.. Wesley conta que queria fazer algo completamente diferente do que estava desenhando. Nisso veio a ideia de fazer um filme com urubus. “O urubu é um ótimo vilão para um faroeste, por ser silencioso e se alimentar de animais mortos. Os urubus sempre foram familiares para mim. Me lembro que, debaixo de um sol muito quente, eu olhava para o céu e via os urubus planando. Passava horas olhando para eles e imaginando o que poderiam estar vendo lá de cima”, comenta o diretor, que antes fez “Marionetes” (2006).

Em “Faroeste: um Autêntico Western”, Wesley nitidamente se preocupa em atualizar o gênero para a paisagem brasileira. A escolha é pelo árido cerrado, onde diferentes espécies de animais convivem. Se o filme pode ser uma interessante crítica aos efeitos da violência nas pessoas, não deixa de ser uma divertida aventura despudorada, com bastante violência gráfica. Enquanto o filme continua circulando por festivais Brasil afora, Wesley estreia seu novo curta, “Viagem na Chuva” (2014), e já se prepara para o seguinte, “Sonho Lúcido”.

 

Por Gabriel Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.