Mostra reúne curtas e longas alemães premiados

A partir de 24 de outubro, acontece, pelo terceiro ano consecutivo, o Panorama Alemão, que contará com a presença de cineastas e atores cujas películas compõem a programação. A mostra começa por Recife, onde os filmes serão exibidos de 24 de outubro a 2 de novembro, como parte da programação do festival Janela Internacional de Cinema. Em seguida, será a vez de Salvador, de 29 e outubro a 5 de novembro, dentro do Panorama Internacional Coisa de Cinema. São Paulo será a próxima cidade contemplada, de 5 a 12 de novembro. Por fim, Rio de Janeiro encerrará a programação, com exibição dos filmes de 12 a 19 de novembro.

Ao todo, serão 22 longas-metragens, doze a mais do que no ano anterior, e sete curtas-metragens, muitos deles vencedores do German Short Film Price ou indicados ao prêmio.

Um dos destaques deste ano é o filme Duas Irmãs, uma Paixão (The Beloved Sisters), escolha oficial alemã para a disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira do Oscar 2015. Na história, as irmãs aristocratas Charlotte e Caroline se apaixonam pelo controverso e esquentado jovem escritor Friedrich Schiller. Desafiando as convenções da época, as jovens decidem dividir seu amor por ele. O que começa quase como um jogo entre os três logo se torna algo sério, levando ao fim de seu pacto. A direção é de Dominik Graf. Duas Irmãs, uma Paixão venceu na categoria melhor cinematografia no Prêmio Bávaro de Cinema 2013 e do Festival internacional de Cinema de Berlim 2014, o Berlinale, um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo.

Também merece destaque o filme A Outra Pátria (Home From Home – Chronicle of a Vision), do aclamado autor e cineasta alemão Edgar Reitz, um dos idealizadores pioneiros do Novo Cinema Alemão, que causou e continua a causar um profundo impacto nas artes cênicas dentro e fora de seu país. O filme é um retrato do que ocorreu em meados do século XIX, quando centenas de europeus imigraram para a América do Sul em uma tentativa desesperada de escapar da fome, da pobreza e do despotismo regentes em seus países de origem. O lema vigente era: “Qualquer destino é melhor que a morte”. Nesse contexto, dois irmãos percebem que somente seus sonhos são capazes de salvá-los. A Outra Pátria faz parte da trilogia Heimat (“pátria” ou “terra natal”). A série televisiva de três temporadas, realizada entre 1984 e 2004, rendeu ao diretor e roteirista Reitz elogios da crítica e do público alemão. Em 2013, recebeu o Prêmio Bávaro de Cinema nas categorias produção e roteiro, e de melhor filme, direção e roteiro no German Film Award 2014.

Outro que chama a atenção é Ocidente (Westen), um drama forte e emocional com grande força política e pessoal. Após conseguir emigrar da Alemanha Oriental, em 1978, Nelly começa a pensar se seu antigo namorado – pai de seu filho e que teria morrido em um acidente de carro – era um espião e se ele até poderia estar vivo. Mas ela também tem que decidir se ela deixará o trauma do passado destruir o futuro que ela tinha em mente para si e seu filho. Ocidente levou o prêmio FIPRESCI de melhor atriz em Montreal 2013, menção especial do júri em Arras 2013, Prêmio Alemão de Cinema 2014 (Melhor atriz: Jördis Triebel).

Completam a programação de longas-metragens do Panorama Alemão 2014 os seguintes filmes: Jack, de Edward Berger, A Camareira (The Chambermaid Lynn), de Ingo Haeb, Love Steaks, de Jakob Lass, Dane-se Goethe (Suck Me Shakespeer), de Bora Dagtekin, Não me Esqueça (Lose My Self), de Jan Schomburg, Tango de uma Noite de Verão (Midsummer Night’s Tango), de Viviane Blumenschein, Um Brinde à Vida! (To Life!), de Uwe Janson, Via-Crúcis (Stations of The Cross), de Dietrich Brüggemann, Stereo, de Maxilian Erlenwein, The Green Prince, de Nadav Schirman, Beltracchi – A Arte da Falsificação (Beltracchi – The Art Of Forgery), de Arne Birkenstock, O Pacote Completo (The Whole Shebang), de Doris Dörrie, e O Samurai (The Samurai), de Till Kleinert.

Os sete curtas participantes são: Domingo 3 (Sonntag 3), SunnyFatherRinoceronte a galope (Nashorn im Galopp)Reality 2.0Floresta (Forst) e Curta-metragem (Short film).

Como parte da programação do Panorama Alemão, no dia 4 de novembro, às 20h, o Goethe Institut realizará sessão especial em suas instalações, em Salvador, do filme Debaixo da Neve (Under Snow), dentro do festival Panorama Internacional Coisa de Cinema. Na província japonesa de Echigo, o inverno é intenso. Por mais mágica que a paisagem invernal possa parecer, a vida na neve é árdua para os habitantes da região. O diretor Ulrike Ottinger observa o modo de vida nos dias atuais, e simultaneamente envia dois atores para uma viagem ao passado da região. Debaixo da Neve é um documentário realista sobre uma região e igualmente uma exploração de seus mitos. Foi exibido também, no ano passado, durante o Festival do Rio, que realizou uma grande retrospectiva de Ulrike Ottinger.

Vale lembrar que as edições da mostra em São Paulo e Rio de Janeiro contarão ainda com exibição de cinco longas-metragens que fazem parte da retrospectiva “Migração”, também promovida pelo Goethe Institut. São eles: Bem-vindo à Alemanha (Almanya), de Yasemin Samdereli, A Cor do Oceano (The Colour of the Ocean), de Maggie Peren, Lugar Nenhum na África (Nowhere In Afrika), de Caroline Link, Quando Partimos (When We Live), de Feo Aladag, e Luzes (Distant Lights), de Hans-Christian Schmid. Haverá ainda, no dia 20 novembro, às 21h, sessão especial no Cine Joia, no Rio de Janeiro, com exibição dos sete curtas-metragens promovida pela German Films em colaboração com a AG Kurzfilm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.