Na Quebrada

Inspirado em histórias reais, o longa-metragem “Na Quebrada”, dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade, revela a luta e as escolhas de jovens que cresceram entre armas, crimes e muitas dificuldades. Zeca sobreviveu a uma chacina. Gerson nunca viu seu pai fora das grades. Mônica é diferente de todos da família. Junior é fascinado por consertos de televisões. Joana sonha com a mãe que nunca conheceu. Esses jovens descobrem o cinema como um caminho para desafiar seus destinos.

“Na Quebrada” surgiu a partir do curta-metragem “Cine Rincão”, exibido no Festival de Veneza em 2012 e único representante brasileiro na final do Your Film Festival, que contou com mais de 15 mil inscrições do mundo todo. Realizado para um projeto de arte da revista italiana Colors com várias iniciativas globais que buscavam desafiar a injustiça social em zonas de conflito armado, “Cine Rincão” retratava a vida de um jovem da ONG Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que utilizou o cinema como ferramenta de transformação social.

Anos depois da realização do curta, o Instituto, ONG fundada pelo apresentador Luciano Huck, completou 10 anos. E a partir de uma ampla pesquisa entre seus alunos, surgiu “Na Quebrada”. O filme é um longa-metragem de ficção inspirado nas trajetórias de vida de moças e rapazes moradores da periferia de São Paulo, que estudaram no Instituto Criar e usaram a sétima arte como instrumento de transformação e superação. Algumas historias foram alteradas para preservar os jovens que inspiraram os personagens.

“Na Quebrada” foi codirigido por Paulo Eduardo, formado na Oficina de Edição da primeira turma do Instituto Criar, e mais de 25 alunos e veteranos da ONG foram envolvidos na produção e trabalharam na frente e atrás das câmeras.

O elenco do filme conta com a participação de detentos do grupo de teatro Do Lado de Cá, nas cenas que foram realizadas dentro da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos.

Distribuído pela Paris Filmes e Downtown Filmes, “Na Quebrada”, uma produção Spray Filmes, dos sócios Fernando Grostein Andrade e Cadu Ciampolini, e uma coprodução Globo Filmes e Telecine, tem estreia prevista para 16 de outubro nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.