VI Semana dos Realizadores anuncia os filmes vencedores

A VI Semana dos Realizadores, que foi realizada entre os dias 19 e 26 de novembro, anunciou os premiados da edição deste ano. “Ela Volta na Quinta”, de André Novais foi escolhido como Melhor Longa-Metragem pelo júri oficial; “Vertiéres I, II, III”, de Louise Botkay, venceu na competição de Melhor Curta ou Média-Metragem; na categoria de Melhor Direção, o prêmio ficou com Lillah Halla, por “Si No Se Puede Bailar, Esta No Es Mi Revolución”.

O prêmio Nova Mirada foi entregue na noite de ontem (26) ao filme “Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; e o prêmio Atitude Cinematográfica ficou com “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre. Também foi concedida uma Menção Honrosa para o filme “Karioka”, de Takumã Kuikuro.

O júri oficial da VI Semana foi composto por Eva Sangiorgi (curadora e diretora do festival mexicano FICUNAM), Karine Teles (atriz e roteirista premiada pelo filme “Riscado”) e Maya Da-Rin (realizadora de longas-metragens, curtas e instalações).

O filme eleito como Melhor Longa-Metragem pelo júri oficial também é automaticamente selecionado para o Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e para distribuição no México pelo Cine Tonalá. Todos os premiados pelo júri oficial são agraciados com prêmios em serviços de finalização oferecidos pela Afinal Filmes.

Ao longo de oito dias, a VI Semana dos Realizadores exibiu 24 filmes em competição (12 longas e 12 curtas ou médias-metragens). O festival aconteceu no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, além de praças do Centro, Méier e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Mais de 50 filmes foram exibidos e 30 realizadores estiveram presentes apresentando seus filmes e debatendo-os com o público.

Confira a lista completa dos premiados:

PREMIAÇÃO JÚRI OFICIAL

MELHOR LONGA-METRAGEM – Ela Volta na Quinta, de André Novais
MELHOR CURTA OU MÉDIA-METRAGEM – Vertiéres I, II, III, de Louise Botkay
MELHOR DIREÇÃO – Lillah Halla, por Si No Se Puede Bailar, Esta No Es Mi Revolución
PRÊMIO NOVA MIRADA – Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
PRÊMIO ATITUDE CINEMATOGRÁFICA – Nova Dubai, de Gustavo Vinagre

PREMIAÇÃO JÚRI EDT – PRÊMIO EDT RICARDO MIRANDA DE MONTAGEM DE INVENÇÃO

LONGA-METRAGEM – Daniel Bandeira por Brasil S/A
CURTA OU MÉDIA-METRAGEM – Fred Benevides por Nada É

PRÊMIO ABD-RJ

LONGA-METRAGEM – Brasil S/A, de Marcelo Pedroso
CURTA OU MÉDIA-METRAGEM – Vailamedeus, de Ticiana Augusto Lima

PRÊMIO INDIE LISBOA

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.