Argentina-Brasil no Cinema: diálogos

Uma historiografia do cinema latino-americano, sob a ótica do volume, contrastes e semelhanças históricas e culturais entre Brasil e Argentina é o fio condutor dos artigos reunidos em “Argentina-Brasil no Cinema: diálogos”. A observação é de que a consolidação do Mercosul, ainda, não contribuiu para romper barreiras econômicas e a insuficiência de políticas públicas com o foco na exibição – controlada por multinacionais.

No elenco das singularidades e diferenças, enquanto a Argentina é o quarto país produtor mundial de conteúdos audiovisuais, o Brasil atravessou processos de estagnação e reformulações, ressurgindo e construindo novas formas de identidade e coexistência a partir dos anos 1990. O conteúdo é investigativo, resulta e compõe estudos acadêmicos, desenvolvidos pela Plataforma de reflexão sobre o audiovisual latino-americano (PRALA), integrado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras, em conferências, cursos regulares e orientações.

Os 16 capítulos assinados por diferentes autores possibilitam ao leitor perceber as similaridades nas cinematografias brasileira e argentina, em função de seus processos históricos, marcados pela política e utopia.

Argentina-Brasil no cinema: diálogos contempla um leque amplo de abordagens com leituras diversificadas de momentos de contato, das conversas entre filmes das duas cinematografias, de suas técnicas, música e escolhas narrativas. O livro traz preciosas reflexões sobre filmes contemporâneos ou do início do cinema, ainda mudo: do Nuevo Cine argentino para o Cinema Novo brasileiro; do Cinema Marginal ao Grupo dos Cinco; dos filmes que têm como tema as ditaduras e apresentam contradições às versões oficiais, até as políticas públicas de fomento ao cinema nos dois países, que viabilizam as atuais coproduções.

Argentina-Brasil no Cinema: diálogos
Organização: Tunico Amancio
Editora: Editora da UFF
Páginas: 256
Preço: R$ 35,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.