TV Brasil exibe série coproduzida pela Raiz Produções

Baseada no livro homônimo de Francesc Escribano, “Descalço sobre a Terra Vermelha” é um relato sobre a vida do bispo catalão Pedro Casaldàliga e sua incansável luta pelos índios e camponeses da região do Mato Grosso. A obra reconstrói um passado de lutas pela terra, inclusive durante o regime militar e de violência no centro-oeste brasileiro.

Pedro Casaldàliga i Pla nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e mora no Brasil desde 1968. Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952.

Casaldàliga chegou ao Brasil como missionário na época da ditadura militar e, ao se deparar com a miséria, as doenças e o analfabetismo de um lugar onde a violência e a corrupção são dominantes, decide lutas pelos direitos dos desfavorecidos.

Foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia em agosto de 1971.

Dom Pedro já sofreu inúmeras ameaças de morte, e por cinco vezes, durante a ditadura militar, foi alvo de processos de expulsão do Brasil, por seu engajamento nas lutas camponesas.

Ao completar 75 anos, Dom Pedro Casaldáliga foi sucedido em São Félix por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, sucessivamente transferido para a Arquidiocese de Brasília como bispo auxiliar. Para a Prelazia foi nomeado Dom Adriano Ciocca Vasino.

No filme, o papel do missionário catalão foi interpretado por Eduard Fernández. A direção é do cineasta catalão Oriol Ferrer e o roteiro, de Marcos Bernstein e Maria Jaén. A série foi coproduzida pela Raiz Produções Cinematográficas, Minoria Absoluta, TVC catalã, TVE espanhola e TV Brasil, que exibe a minissérie nos dias 13, 20 e 27 de dezembro, às 21h30.

One thought on “TV Brasil exibe série coproduzida pela Raiz Produções

  • 11 de dezembro de 2014 em 13:19
    Permalink

    A Mini série , Descalço sobre a Terra Vermelha, de três capítulos será exibida na TV BRASIL nos próximos sábados , dias 13, 20 e 27 de dezembro às 21,30 horas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.