Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil: 10 anos levando cinema a escolas públicas e comunidades de baixa renda

Depois de 10 anos de estrada e histórias com projetos sociais de cinema por todo Brasil, os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi lançam o livro “Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil: 10 anos levando cinema a escolas públicas e comunidades de baixa renda”. A publicação busca inspirar educadores e políticas públicas e retrata os projetos que colecionam números impressionantes. Foram percorridos 116.509 km em estradas, levando cinema brasileiro a 759 bairros de periferia, onde foram realizadas 7.439 sessões de cinema para 1.355.403 brasileiros. Dezoito Estados e o Distrito Federal foram visitados pelo Cine Tela Brasil, que colocou brasileiros de várias idades pela primeira vez numa sala de cinema.

O livro ainda traz o histórico e reflexões sobre a experiência em torno das Oficinas Tela Brasil, que impactaram mais de três mil estudantes de baixa renda, em 121 oficinas, onde foram realizados 407 curtas-metragens.

Na realização do livro, todos os curtas foram novamente assistidos e classificados, a fim de que um raio-x da produção pudesse mostrar ao leitor quais histórias são contadas pelo jovem brasileiro, morador de periferia, quando este jovem tem uma câmera nas mãos.

Os dados da catalogação foram traduzidos em infográficos e ainda viraram o ponto de partida para a reflexão do cantor Emicida, do cineasta Ricardo Calil e da filósofa Viviane Mosé.

No começo de 2014, os cineastas iniciaram uma nova empreitada, a do Instituto Buriti. No lugar dos projetos itinerantes, a dupla passou a incentivar a implementação de núcleos de audiovisual em escolas públicas do Brasil. O projeto está sendo realizado em forma de piloto em 10 escolas públicas desde o começo do ano. As sementes das atuais oficinas são fruto da trilha percorrida na última década e que é revisitada na publicação.

Editado em cinco capítulos, o livro dá visibilidade aos personagens que lideraram a trupe do cinema pelas estradas do país, resgata a memória de quem assistiu a um filme nacional pela primeira vez, por conta do Cine Tela Brasil, e ainda traz a experiência dos alunos que participaram as Oficinas Tela Brasil e se viram transformados por elas. A publicação revê os últimos 10 anos de políticas culturais no Brasil, período no qual os projetos rodavam o país, e ainda joga luz nas possibilidades de uso do audiovisual nas escolas, foco de atuação do Instituto Buriti. O livro ainda inclui a realização do Cine Mambembe, protótipo de tudo que foi feito de cinema pelas estradas brasileiras na última década.

Com quatro mil exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente para escolas públicas e instituições de ensino em todo o Brasil, além de ter uma parte vendida na livraria do MIS.

A produção do livro fez a equipe se debruçar por mais de duas mil fotos que retratavam os projetos desde o início. A opção editorial foi usar apenas imagens documentais, a fim de dar ao leitor a dimensão precisa dos cenários visitados e personagens envolvidos nos projetos.

Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil:10 anos de cinema na periferia do país
Idealizadores: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Editora: Instituto Buriti
Páginas: 206
Preço: R$ 30,00 (exclusivamente na livraria do MIS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.