Trailers TV Revista de Cinema — 09 março 2016
O Gigantesco Imã

Após ser premiado no circuito competitivo de cinema em 2015, o longa-metragem O Gigantesco Imã, que apresenta a vida e a obra do inventor e cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira, chega na quinta-feira (10) às salas comerciais do Brasil.

Nascido em Serra Talhada, no sertão pernambucano, “Evangelista leva a vida reciclando máquinas e equipamentos eletrônicos descartados, com os quais constrói desde câmeras de cinema até instrumentos ópticos e astronômicos”, como explica Petrônio, um dos diretores da obra, que também é natural de Serra Talhada e assina o documentário em parceria com o carioca Tiago Scorza.

Durante 12 anos, os cineastas conviveram em diversos momentos com o protagonista para a realização do filme. Sem nunca ter frequentado uma universidade, Evangelista é capaz de discorrer sobre fenômenos físicos, químicos, astronômicos e sobre teorias que abordam a evolução do universo. O documentário mostra a saga cinematográfica de um personagem real, imerso no universo de uma ciência autodidata. Figura pitoresca, Evangelista já foi entrevistado até no talkshow do Jô Soares, no ano de 2006, quando o curta-metragem O Som da Luz do Trovão, produzido na época, contou algumas de suas aventuras inventivas, como a construção de uma asa delta para saltar do ponto mais alto de sua cidade natal, ainda na década de 1970.

Selecionado em diversos festivais da sétima arte em 2015, o filme ganhou os prêmios de Menção Honrosa e Melhor Trilha Sonora no 19º Cine PE, em Recife; Melhor Filme Documentário no 19º Festival Florianópolis de Audiovisual Mercosul; Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora no 8º Festival de Cinema de Triunfo; além de exibições no Festival Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, no Festival de Cinema de Miracema, em Tocantins, na Mostra Cine Livre e na Muestra Internacional Documental de Bogotá.

A obra foi filmada nas cidades pernambucanas de Serra Talhada e Petrolina e terá lançamento simultâneo em cidades como Recife, Curitiba, Rio de janeiro, Niterói, Vitória, Maceió e outras capitais e cidades do interior do país.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>